terça-feira, 28 de maio de 2013

TRATAMENTO DO HIPERADRENOCORTICISMO CANINO - PARTE 2

Autor: Michael E. Herrtage, MA, DVSc, DVR, DVD, DSAM, DECVIM, DECVDI, MRCVS

Department of Veterinary Medicine, University of Cambridge ; Cambridge, UK. 


Tratamento do hiperadrenocorticismo hipófise dependente com mitotano:

Durante as pesquisas sobre o seu emprego como inseticida, foi descoberto que o mitotano possuía efeitos adrenocorticolíticos. Destrói seletivamente as zonas fasciculata e reticulata e preserva a zona glomerulosa da adrenal. 

O autor prefere hospitalizar o paciente para a etapa inicial do tratamento, apesar de muitos clínicos possuírem proprietários dedicados que seguem as orientações para a adequada monitoração.

Mitotano é administrado via oral, 50mg/kg/dia junto com a refeição. Se o paciente estiver em casa, o clínico deve fornecer alguns comprimidos de prednisolona ao proprietário.

A terapia diária com mitotano deve continuar até que alguma dessas mudanças ocorra: a ingestão de água diminua para menos de 60ml/kg/dia, falta de apetite, vômito, diarréia ou ficar apático, indiferente. A posologia inicial do mitotano é então suspendida e o cachorro é colocado na terapia de manutenção. 

Terapia de manutenção: Mitotano é administrado na dose de 50mg/kg/semana, com a comida. Caso aconteça sinais de fraqueza profunda, uma nova avaliação deverá ser efetuada e possivelmente ocorrerá a diminuição da dose de manutenção. 

Cães sob o tratamento devem ser reexaminados em 6 a 8 semanas após o início do tratamento. Melhoras significativas devem ser notadas nesse período: ingestão reduzida de água, urinar com menos frequência e apetite controlado. A força muscular e tolerância ao exercício costumam melhorar nas primeiras 3-4 semanas. A qualidade da pelagem e pele demoram mais tempo e o progresso é variável. É normal a pele e alopecia piorarem antes de melhorar.

Avaliações posteriores, a cada 3-6 meses, são recomendadas pelo resto da vida do paciente. Recaídas e superdosagens são comuns de ocorrerem e o teste de estimulação de ACTH é indicado. 

O tempo médio de sobrevida é de 30 meses, mas há relatos na literatura de poucos dias à sete anos.

Outras opções terapêuticas para o hiperadrenocorticismo hipófise dependente:

a) L-deprenil (selegilina):
Inibe a secreção de ACTH por aumentar a ação dopaminérgica no eixo hipotálamo-hipófise. A eficácia do tratamento é muito variável, uma das vantagens do L-deprenil é a ausência de efeitos adversos severos, por exemplo, hipoadrenocorticismo iatrogênico. O tratamento é iniciado com 1mg/kg/dia, se em dois meses não houver uma resposta adequada, a dose pode ser aumentada para 2mg/kg/dia. Após esse aumento de dosagem, não houver boa resposta, deverá ser empregado outro tratamento. Aproximadamente 50% dos cães tratados falham em responder adequadamente a esse tratamento. 

b) Cetoconazol: Possui um efeito inibidor reversível na síntese de glicocorticóides ao passo que produz mínimos efeitos na produção dos mineralocorticóides. Um terço ou a metade dos pacientes falham em responder de forma satisfatória ao tratamento. A dose incial recomendada é de 10mg/kg a cada 12 horas por 14 dias. A eficácia dos 14 primeiros dias de tratamento é avaliada pelo teste de estimulação com ACTH.

c) Adrenalectomia bilateral: foi empregada com sucesso mas envolve o risco de operar um paciente com o sistema imunológico comprometido e com a cicatrização prejudicada. Atualmente, a adrenalectomia bilateral parece ser o meio mais sucedido de se tratar o hiperadrenocorticismo felino. Pacientes tratados com essa manobra, necessitam de tratamento para hipoadrenocorticismo pelo resto da vida. 

d) Hipofisectomia: já foi utilizada com sucesso em cães, mas a cirurgia é tecnicamente difícil.




Semana que vem postarei a última parte sobre o tratamento para o hiperadrenocorticismo adrenal dependente :) . 


Um comentário:

  1. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir